Relatório revela aumento nos atendimentos gerais do CBMTO

30 de julho de 2021 | 13:46

Os atendimentos operacionais do Corpo de Bombeiros Militar referentes aos meses de abril, maio e junho deste ano, apontam um leve crescimento de 4,9%. Os dados são comparados com o mesmo trimestre de 2020, quando a pandemia da covid-19 já estava em seu auge, no Brasil e, internamente, começando a avançar no Estado do Tocantins.

As ações que aparecem com maior contribuição no aumento do índice são combate a incêndios, com 135 ocorrências a mais. Em 2020, foram registrados 277, contra 412 em 2021, revelando aumento de 48,7% nessa natureza de atendimento. Busca e salvamento apontaram 119 registros a mais neste trimestre: em 2020 houve 373, contra 492, em 2021, ou seja, um percentual de 31,9% a mais no comparativo dos dois anos.

Por outro lado, o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), em que os socorristas vão para os locais de acidentes de trânsito, registrou-se queda de 7% no trimestre. Em abril, maio e junho de 2020, foram 1.524 ações contra 1.418 deste ano.

As chamadas Atividades Preventivas também registraram leve queda, chegando a 3,9% (2020 foram registradas 180 ações contra 172, em 2021. Ainda na oferta de ações de defesa civil o percentual de queda foi de 1,6% (368 em 2020, contra 362 em 2021).

O balanço geral feito pelo Comando Operacional do CBMTO destaca que, no total, válido para o trimestre, foram registrados 2.865 atendimentos. Em 2020, o volume chegou a 2.732, com leve queda de 3,5% nos registros operacionais e preventivos.

Na área dos atendimentos preventivos, onde está inserida a Diretoria de Serviços Técnicos (Distec), não houve acréscimo nas várias atividades ofertadas. Em geral, para o período de 2021, foram 14,4% a menos nos atendimentos comparando com o mesmo trimestre do ano passado, ou seja, 1.793 atendimentos (em 2021), contra 2095 (em 2020).

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