Em Gurupi, Projeto Cuidar reforça compromisso com a valorização dos servidores da saúde

6 de fevereiro de 2025 | 17:12

 Segunda etapa acontece nesta quinta (06) e sexta (7), no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha.

Por Josy Rodrigues Donato – Ascom Saúde Gurupi
Fotos: Linos Vargas – Secom Gurupi

Dando sequência às atividades do Projeto Cuidar, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), está realizando nesta quinta-feira (06) e sexta-feira (07) a segunda etapa do programa Cuidar – Humanizando Relações. A proposta do Projeto Cuidar é oferecer suporte e acolhimento aos profissionais da saúde que estão diariamente na linha de frente do atendimento à população.

As atividades incluem palestras, dinâmicas, momentos de relaxamento com massagens e aromaterapia, proporcionando aos servidores uma experiência de bem-estar e autoconhecimento. O evento acontece no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha e nesta etapa tem como tema principal o gerenciamento do estresse, conduzido pela psicóloga Hellen de Paula e pelo especialista em Inteligência Emocional, doutor em Gestão Estratégica, Ciências Policiais e Segurança Preventiva, coronel Marcelo Falcão.

Cuidar de quem cuida

“Iniciar o ano demonstrando esse carinho e reconhecimento aos servidores da saúde tem feito toda a diferença”, pontou a secretária de Saúde, Luana Nunes, acrescentando que o impacto positivo já pode ser percebido. “Na primeira etapa do projeto, recebi mensagens de vários servidores agradecendo. Eles saíram daqui mais motivados, sentindo que são valorizados e, o mais importante, sentiram-se cuidados”, destacou Luana.

Servidores aprovam e já sentem os efeitos positivos

 O projeto tem sido bem recebido pelos servidores, que relatam melhorias no ambiente de trabalho e no próprio bem-estar emocional, como relatou a farmacêutica Christiane de Paula. “Trabalhamos com o público, e isso muitas vezes nos sobrecarrega. Esse projeto veio justamente para minimizar esse impacto na nossa saúde mental. A primeira etapa foi maravilhosa, já sentimos a diferença no dia a dia. Para nós, é um privilégio receber esse cuidado da gestão”, afirmou.

 Para a enfermeira Aline Carvalho Dantas, muitas vezes, quem trabalha na saúde se dedica tanto a cuidar do outro que acaba esquecendo de si mesmo. “Foi muito interessante esse momento, porque nós, profissionais da saúde, sempre cuidamos dos outros e acabamos deixando nós mesmos de lado. Esse projeto nos faz refletir sobre a importância de parar um pouco para cuidar de si. Afinal, como vamos cuidar dos outros sem cuidar de nós mesmos”.

 A atendente da Unidade de Saúde Vila Íris, Marclucia Ribeiro de Oliveira, destacou que é também uma oportunidade de o servidor ser ouvido. “Estou achando maravilhoso.  Quero participar de todas as etapas. É uma oportunidade de abrir a mente, porque trabalhamos num ambiente onde estamos sempre ouvindo os pacientes e aqui, temos a oportunidade de também sermos ouvidos. Parabéns a prefeita Josi Nunes, a secretária Luana e toda a equipe. Está tudo perfeito”, elogiou a atendente.

Próximos passos

O Projeto Cuidar foi lançado em dezembro, durante a reunião de encerramento do ano dos servidores da Semus, e teve sua primeira etapa realizada em janeiro. As próximas etapas estão previstas para os dias 20, 21 de fevereiro, 20 e 21 de março. Como parte do compromisso de oferecer suporte contínuo aos profissionais, está prevista para os meses de abril e maio a implantação de um ambulatório de saúde mental exclusivo para dos servidores da saúde.

 Com isso, Gurupi segue avançando no cuidado com quem cuida, fortalecendo a valorização e a qualidade de vida dos profissionais da saúde municipal.

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Sil TV”