Alunos da rede municipal de Gurupi são premiados com tablet e leitores digitais pelo TCE

20 de dezembro de 2022 | 15:25

Vencer o concurso e ainda levar para casa um tablet foi além das expectativas do Erivan de Lima Araújo, aluno do 8° ano, da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras.

Por Fabiola Sélis – Ascom Semeg

Ele concorreu na categoria redação, no concurso TCE Cidadão na Escola, onde tinha como tema “O papel do Tribunal de Contas no Tocantins”. Para Erivan, a experiência serviu de incentivo para novas competições. “Eu fiquei super feliz quando recebi o prêmio e não esperava porque tinham muitos alunos concorrendo. Agora quero caprichar ainda mais no próximo ano”, disse.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta sexta-feira, 16 de dezembro, no auditório do Tribunal de Contas. O evento contou com as presenças de entidades parceiras, além de secretários municipais de Educação dos seis municípios e das prefeitas de Guaraí, Fátima Coelho e, de Gurupi, Josi Nunes.

Para o Secretário da Educação de Gurupi, Professor Davi Pereira de Abrantes, que também esteve presente, o concurso foi muito importante para os alunos terem uma percebamos crítica e consciente da fiscalização do dinheiro público. “Atividades como essa despertam o senso crítico dos alunos, que são cidadãos e precisam saber como tudo funciona, para saber como cobrar e acompanhar tudo que acontece no sistema público. Melhor ainda quando o concurso coloca as habilidades em teste e ainda saem com prêmios que incentivam cada vez mais a participação”, disse.

A iniciativa trabalhou nos alunos a criatividade e também despertou a curiosidade sobre o papel do Tribunal. Para a diretora Carla Martins de Barros, da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, a oportunidade foi importante para testar as habilidades. “O concurso de redação, por si só é muito válido. Já que nessa atividade o aluno coloca o que aprendeu na escola e também é provocado a pesquisar sobre o que é o TCE. Além disso, receber um tablet ou um Kindle, é um grande incentivo, uma vez que pra muitos esse tipo de equipamento não entra nas prioridades de consumo, pro alto custo. Foi um presentão de natal”, disse.

Concurso

O projeto TCE Cidadão na Escola, teve objetivo de levar informações e orientações sobre as atribuições do Tribunal a estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.

O Concurso premiou os melhores trabalhos nas categorias vídeo curto e redação. Em que 62 alunos de escolas municipais das cidades de Colinas, Guaraí, Araguatins, Palmas, Porto Nacional e Gurupi, foram premiados com tablets e leitores de livro digital (Kindle). Ao todo, mais de 10 mil estudantes, de 39 escolas, foram impactados com o projeto, desses, 167 foram classificados com os melhores trabalhos.

Em Gurupi, 638 alunos de 5 Escolas Municipais participaram do concurso, 18 alunos foram classificados como finalistas e 5 foram premiados.

Durante o evento de premiação, a Prefeita Josi Nunes falou da importância da parceria com o TCE e da importância do projeto. “Agradeço os diretores de nossas escolas que aceitaram o desafio e participaram desse projeto. É importante que todas as crianças possam saber o que é o Tribunal de Contas, para que possamos formar cidadãos mais conscientes em relação aos nossos direitos e deveres. A Prefeitura de Gurupi está de braços abertos para abraçar projetos como esse”, disse.

Vencedores

  • Erivan de Lima Araújo – aluno da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras – Prêmio Tablet
  • Adrieli Ventura Barreira – aluna da Escola Municipal de Tempo Integral Rural Benevenuto Alves Moreira – prêmio Tablet
  •  Marcus Vinícius Carvalho – aluno da Escola Municipal Professora Ilsa Borges – prêmio Kindle
  •  Amanda Souza Lima – aluna da Escola Municipal Odair Lúcio – prêmio Tablet
  • Kawanny dos Santos Macedo – aluna da Escola Municipal Odair Lúcio – prêmio Kindle
“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Sil TV”