Fiscais da Agência de Metrologia do Tocantins (AEM-TO) estão percorrendo postos de combustíveis do estado para verificar se irregularidades são praticadas durante o abastecimento de veículos. Entre os equipamentos fiscalizados estão bombas e mangueiras. Os profissionais também verificam se todos os dispositivos possuem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A verificação periódica e de pós-reparo em bombas medidoras acontece periodicamente em cidades de todas as regiões do estado. Durante as ações, os consumidores estão sendo orientados. Veja ao fim da reportagem o que os motoristas devem observar ao abastecer o veículo.
A Agência de Metrologia informou que periodicamente a equipe técnica da área inspeciona os postos. “São conferidos se o volume de combustível medido pelas bombas e se a mangueira, o painel, o bico, o eliminador de ar e gás, o plano de selagem, a lâmpada e os dispositivos de bloqueio estão em conformidade com as portarias regulatórias do Inmetro”, disse a Agência.
Durante a visita, os bicos de todas as bombas são verificados e realizados ensaios metrológicos nos três tipos de combustível: diesel, etanol e gasolina. Possíveis vazamentos e o quantitativo do combustível comercializado também são analisados “verificando assim se o valor a ser pago confere com o valor que está sendo entregue”, disse a AEM.
Ao visitar um estabelecimento os agentes metrológicos verificam se os equipamentos estão identificados com lacre e o selo subsequente do Inmetro. “É importante informar que o selo é sempre subsequente, ou seja, os estabelecimentos recebem a visita em 2022 e contam com a identificação no selo de 2023”, disse a Agência.
A AEM diz que o objetivo da ação é oferecer segurança ao consumidor. “O Selo do Inmetro aponta que o instrumento de medir foi inspecionado e que está dentro dos padrões de consumo, assegurando à população que o produto tem qualidade e segurança necessária”, disse o presidente da AEM, Rérison Castro.
Saiba o que o consumidor deve observar ao abastecer o veículo:
– Ficar atento à cor do lacre: na cor amarela, indica que estão verificados e próprios para uso; o azul indica que o equipamento sofreu reparos em oficina permissionária autorizada e está aguardando nova visita técnica da Agência de Metrologia
– Antes de abastecer, observe se a bomba medidora de combustível tem seus elementos indicadores de medição zerados (volume e preço)
– Estacione próximo à bomba medidora de combustível, pois facilitará a sua visão na hora de conferir a quantidade de combustível e o valor cobrado
Fonte: G1 Tocantins